quarta-feira, 3 de junho de 2009

pequenas bobagens

O cidadão precisa confiar na Justiça
Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dão conta de que 58,8% dos processos que tramitam em tribunais e varas do Brasil não saem das prateleiras. Quase dois terços dos imbróglios nacionais por isso mesmo. Pernambuco, como em quase tudo na história brasileira, desponta na vanguarda. Na capitania de Duarte Coelho, 91% dos processos estancam ainda na primeira instância.

Na prática, isso representa...
Somente em Pernambuco, 12.128 detentos aguardam julgamento, 90% presos há mais de três meses. São as piabas do asfalto, presos por pequenos roubos, tráfico, assaltos. Na outra ponta da inércia jurídica, os tubarões permanecem à solta, livres ou aguardando o julgamento em liberdade – após pagar a fiança ou receber hábeas corpus de presidente do Supremo.

Um concorrente a menos
Apesar da populista gravata com cruzes, corações e “jesus” estampados, o ex-prefeito Newton Carneiro assistiu quase calado a rejeição de suas contas, na Câmara Municipal de Jaboatão. “Nunca fui bom em matemática, meus filhos”, maldade do cronista. Newton acusou oportunismo da vereância local – cometeram uma injustiça de olho nos votos dele pra deputado, ano que vem. Alguém duvida?

Filha de Peixe
E sua filha, a deputada Elina Carneiro, segue fiel a tradição política familiar. Um fenômeno, a moça. Sua atuação beira a ingenuidade, se não for uma esperteza dobrada. De qualquer forma, é primária e está acuada. Ô sangue forte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário